X-arq Web no Arquivo Municipal de Loulé

O Município de Loulé disponibiliza a partir desta semana o seu espólio arquivístico de forma online através da plataforma X-arq Web desenvolvida pela Mind.

"Numa primeira fase, passam a estar acessíveis para consulta online, através da plataforma eletrónica X-arqWeb, as atas de vereação da Câmara Municipal dos séculos XIV a XVII. Neste primeiro conjunto documental, estão incluídas as atas de vereação do período medieval, classificadas como “Tesouro Nacional”. Pretende-se disponibilizar, seguida e regularmente, informação sobre as restantes atas de vereação e outras séries documentais pertencentes ao fundo da Câmara Municipal de Loulé. É objetivo também divulgar outros fundos arquivísticos (eclesiásticos, da administração local, de associações, de confrarias e irmandades) à guarda do Arquivo Municipal.

A partir deste portal é possível ter acesso à descrição arquivística e a imagens dos documentos históricos, ficando esta ferramenta à disposição não só da comunidade científica e académica, mas também do público em geral. O acesso “à distância de um clique” é possível através da ligação arquivo.cm-loule.pt/x-arqweb ou do site da Câmara Municipal de Loulé, no separador do Arquivo Municipal."

Este é mais um passo dado pelo Município de Loulé com a duradoura parceria com a Mind, iniciada com a implementação das soluções de digitalização Kapture e que permite através deste portal que o trabalho de digitalização e organização do arquivo que tem vindo a ser feito ao longo dos anos possa estar acessível online para todos.

Mais informações no site do Município de Loulé.

Com as nossas soluções servimos

+ 100

municípios

+ 10.000

profissionais

+ 2/3

população

22 dos 25 municípios com + de 100.000 habitantes

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador e analisar o tráfego no website.
Mais detalhes podem ser encontrados em Tudo sobre cookies.