Município de Portimão lança online Arquivo Municipal com X-arqWeb

A Câmara Municipal de Portimão disponibilizou, no passado dia 1 de julho, o portal de pesquisa online do Arquivo Municipal.

Com a ajuda das soluções X-arq e Kapture, o Arquivo Municipal disponibiliza para consulta pública na web o acervo atual da autarquia, composto por 85 anos de documentos históricos dispersos por 44.000 unidades de instalação. Incluindo as descrições arquivísticas e os objetos digitais, cujo conteúdo está também disponível para pesquisa. 

Segundo refere a autarquia, numa fase inicial serão disponibilizados documentos que constituem a memória coletiva da cidade, em particular: eventos culturais, cerimónias, atos públicos, mas também projetos de obras de iniciativa privada e pública.  Pretende-se posteriormente a disponibilização progressiva de mais documentos, enriquecendo a diversidade do espólio digitalizado. 

Em nota de imprensa, a Câmara de Portimão frisa o objetivo desta iniciativa: “contribuir para a compreensão da identidade e do desenvolvimento do território do concelho no decorrer do século XX”. 

O catálogo online do Arquivo Municipal de Portimão pode ser consultado aqui.

Saiba mais em x-arq.mind.pt

Com as nossas soluções servimos

+ 100

municípios

+ 10.000

profissionais

+ 2/3

população

22 dos 25 municípios com + de 100.000 habitantes

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador e analisar o tráfego no website.
Mais detalhes podem ser encontrados em Tudo sobre cookies.