mindSearch permite a pesquisa consolidada de património cultural – casos de sucesso e apoios à aquisição

A mindSearch é uma plataforma agregadora de património cultural que permite, numa única interface, realizar a pesquisa consolidada dos conteúdos de bibliotecas, arquivos e museus. A plataforma está ao serviço dos municípios e das comunidades intermunicipais, destinando-se a investigadores, profissionais e público em geral.

No contexto do Plano de Recuperação e Resiliência PRR, e identificados vários casos de sucesso na implementação deste produto, a mindSearch é hoje uma das principais soluções agregadoras de conteúdos de interesse público com protocolo aberto OAI-PMH e compatível com vários sistemas de gestão de informação. 

Porquê implementar esta solução:

  1. Permite a interligação com qualquer base de dados desde que as aplicações de origem exportem os seus dados no protocolo de dados abertos OAI-PMH. O protocolo também permite que os registos da instituição sejam disponibilizados no Portal Português de Arquivos da DGLAB, no Registo Nacional de Objetos Digitais da Biblioteca Nacional de Portugal e na Europeana.  
  2. Cada registo apresentado pode ser visualizado em contexto na aplicação de origem, mantendo os serviços específicos previstos nessas aplicações (p. ex. permitindo reservar documentação ou aceder a informação associada).
  3. Permite aplicar filtros de pós-pesquisa para apresentar conteúdos digitais associados a um registo ou as fontes dos registos.  

A mindSearch já foi incorporada no  município de Cascais (em arquivo, biblioteca e bens culturais), no município de Oeiras (em arquivo, biblioteca e museus), e na EPAL (em arquivo e biblioteca). De acordo com João Miguel Henriques, responsável pela Divisão de Arquivos, Bibliotecas e Património Histórico da CM Cascais, este "é um instrumento útil a todos os interessados pela história do nosso concelho, porque podem encontrar no mesmo local a resposta a questões que anteriormente colocavam a vários serviços. É um três em um". 

A mindSearch está elegível para financiamento no contexto da Orientação Técnica Nº12/C04-i01/2022 do PRR.

Consulte os vídeos de apresentação na CM Cascais e saiba como este produto da Mind pode também ajudar o seu município ou comunidade intermunicipal:

Com as nossas soluções servimos

+ 100

municípios

+ 10.000

profissionais

+ 2/3

população

22 dos 25 municípios com + de 100.000 habitantes

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador e analisar o tráfego no website.
Mais detalhes podem ser encontrados em Tudo sobre cookies.