No dia 18 de Junho ocorreu em Oeiras, no Templo da Poesia, a 1ª conferência promovida pela Mind, em parceria com o Município de Oeiras, com o mote "Simplex Urbanístico, 6 meses depois: Onde estamos, para onde vamos?".
O evento contou com a abertura do Secretário de Estado da Modernização e da Digitalização, o Professor Alberto Rodrigues da Silva, que deixou uma mensagem "sobre a importância de ouvir e envolver todos os atores do setor de forma a melhorar e implementar esta reforma e a necessária concretização dos serviços digitais da administração pública local, que a devem sustentar".
Foram também abordadas as questões jurídicas inerentes à Lei 10/2024, as melhorias que se espera que venham a fazer parte do novo diploma, e a resposta a várias questões práticas do dia-a-dia, numa comunicação imprescindível pela Professora Fernanda Paula Oliveira. Numa componente mais técnica foi abordado pelo Arquiteto Bruno Salvador (representante do Grupo de Trabalho do Simplex Urbanístico - PEPU e membro da Ordem dos Arquitetos) todo o processo da PEPU, assim como partilhou a sua visão sobre a metodologia BIM para a construção e a sua aplicabilidade nos Municípios Portugueses.
Durante a mesa-redonda que fechou a conferência, o Arquiteto Arménio Lopes do Município de Loulé, a Arquiteta Sónia Cardoso do Município de Oeiras e o Arquiteto Luís Nobre, Presidente de Viana de Castelo, debateram a resposta dada pelos municípios durante os primeiros seis meses do novo diploma em vigor, incluindo os impactos sentidos no dia-a-dia dos serviços Municipais.
Para consultar a gravação integral do evento clique no vídeo abaixo: