A parceria entre o Município de Espinho e a Mind resultou na implementação da solução X-arq Web no Arquivo Municipal, consolidando a estratégia de modernização e transparência promovida pelo município. Esta iniciativa teve a sua entrada em produção em agosto, e é agora destacada pela Mind como um exemplo de sucesso na gestão arquivística.
A publicação do X-arq Web é o resultado na aposta da transformação digital do Arquivo Municipal, que se apresenta como um serviço dinâmico de gestão da informação, essencial para a administração e para o pleno exercício da cidadania.
No site do município é destacado que com o X-arq Web são cumpridos quatro eixos estratégicos para o Arquivo Municipal: Recolher, Inventariar, Preservar e Divulgar. Atualmente, o foco principal tem sido a digitalização de processos de obras particulares. No entanto, à medida que este projeto avança, serão disponibilizadas outras séries documentais com relevância pública arquivística. Passíveis de consulta pública através do portal arquivo.cm-espinho.pt.
Esta disponibilização online, que preserva os documentos originais de desgaste físico, reforça a transparência e a ligação entre o Município e os seus cidadãos. Investigadores, estudantes e a comunidade em geral podem agora aceder ao conhecimento de forma rápida e segura.
