Assinalou-se no passado dia 8 de novembro o Dia Mundial do Urbanismo, data que reforça a importância do planeamento urbano sustentável, do uso racional dos solos e da construção de cidades mais humanas, acessíveis e equilibradas.
A Mind associou-se a esta efeméride para fazer um balanço do seu contributo para a transformação digital no urbanismo municipal em Portugal.
Numa altura em que o ePaper passa a integrar Inteligência Artificial para agilizar o saneamento liminar, permitindo uma redução de 60% a 80% no tempo de submissão e apreciação dos processos urbanísticos, a Mind apurou o seguinte:
- Durante o ciclo autárquico 2021-2025, 25 municípios portugueses implementaram um ou mais módulos da solução ePaper.
- Depois de Sintra, Oeiras e Mafra, a Mind acompanha atualmente 6 novas implementações em simultâneo da solução global de Gestão Urbanística nomeadamente em: Almada, Évora, Gondomar, Guimarães, Trofa, e Viana do Castelo.
- No total, desde 2021 mais 31 novos Municípios contam com o apoio de um ou mais módulos da solução ePaper para gerir o Urbanismo
Impacto populacional no ciclo 2021-2025:
Os municípios portugueses que adjudicaram, implementaram ou estão em implementação de novos módulos da plataforma ePaper desde 2021, representam um universo de cerca de 2 milhões de habitantes.
Com estas novas implementações, e somando os municípios que já aderiram à solução desde o seu lançamento, o ePaper passa agora a abranger mais de 40% da população portuguesa, permitindo que quase 4 milhões de cidadãos — entre requerentes, arquitetos, gabinetes e empresas do setor — possam submeter e acompanhar os seus processos de urbanismo de forma totalmente digital, simples e online.
Com o novo ciclo autárquico que agora se inicia, a Mind renova o compromisso de continuar a apoiar os municípios portugueses no caminho da transformação digital, agora com o apoio da Inteligência Artificial no Saneamento Online ampliando o impacto do ePaper em todo o território nacional.
