"Saneamento Liminar Online: Inteligência Artificial ao serviço do Urbanismo", por José Barreira Martins (Diretor do Departamento de Inovação e Tecnologias de Informação e Comunicação), em representação do Município de Oeiras e a convite da Mind.
"Websummit: A governação digital, as tendências emergentes da IA e a Cibersegurança NIS 2: implicações nas Autarquias Locais", foi o tema de abertura do 43º Colóquio Nacional da ATAM em que esteve inserida a apresentação "Saneamento Liminar Online: Inteligência Artificial ao serviço do Urbanismo", por José Barreira Martins (Diretor do Departamento de Inovação e Tecnologias de Informação e Comunicação), em representação do Município de Oeiras e a convite da Mind.
A reforma do Simplex Urbanístico transferiu para os municípios uma nova responsabilidade crítica: garantir, logo à entrada, que os pedidos estão corretamente instruídos. Neste novo paradigma e com o prazo crítico dos 8 dias, o Saneamento Liminar Online com Inteligência Artificial assume-se como um verdadeiro, e essencial, mecanismo de gestão de risco, eficiência e transparência.
Na apresentação do testemunho de Oeiras sobre a experiência na utilização da ferramenta de Saneamento Urbanístico Online com IA, desenvolvido pela Mind, José Barreira Martins apelidou este portal de "porteiro digital na entrada de todos os pedidos", destacando os seguintes pontos:
🔹 90% de precisão por documento individual - Cada documento submetido apresenta, em média, 90% de probabilidade de estar correto. À primeira vista, o valor é elevado. No entanto, quando aplicado a processos complexos com dezenas de ficheiros, o cenário muda radicalmente.
🔹 Apenas ~0,5% de probabilidade binomial de uma submissão completa estar totalmente correta - Num processo típico com cerca de 50 documentos, a probabilidade de todos estarem corretos em simultâneo é praticamente nula (0,90^50 ≈ 0,5%).
➡️ Este dado demonstra, de forma objetiva, porque é que os erros nos processos urbanísticos são inevitáveis sem validação automática à entrada.
🔹 60% das correções são feitas voluntariamente pelos próprios requerentes - Com a validação em tempo real através de IA, os requerentes corrigem 60% dos erros online ainda antes de submeter na câmara para a análise técnica, reduzindo drasticamente:
- Trocas de ofícios;
- Interrupções de prazos;
- Sobrecarga dos serviços técnicos.
O Simplex Urbanístico, com a sua proposta de alteração mais recente Proposta de Lei n.º 48/XVII/1, foi um dos grandes destaques do 43º Colóquio Nacional da ATAM um evento patrocinado pela Mind, que decorreu em Cascais entre 4 a 6 de novembro.
A Mind congratula-se de estar mais um ano naquele que é um dos maiores fóruns científicos municipais, e da já longa parceria com a ATAM, em prol da melhoria das soluções tecnológicas para os Municípios e técnicos municipais e de todos os cidadãos que diariamente a eles recorrem.
Fale connosco para saber como podemos ajudar no cumprimento do novo quadro legal urbanístico que se prevê entrar em vigor a partir do próximo ano.

