Arquivos Municipais do Barreiro e Palmela lançados online com X-arqWeb

Os Arquivos Municipais do Barreiro e de Palmela lançaram o seu portal de pesquisa online no passado dia 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos. Esta data marcou, inclusivamente, uma aproximação dos Municípios aos seus munícipes e público em geral, que passam a poder consultar a documentação e a memória histórica daquelas Autarquias num portal online dedicado.

O catálogo online do Arquivo Municipal do Barreiro pode ser visitado aqui. Nele são já consultáveis o Livro de Posturas da Vila de Coina, pertencente ao Fundo da Câmara Municipal de Coina, os registos fotográficos do Espólio Olga Costa Mano, e a Coleção de Jornais do concelho. As imagens disponibilizadas podem ser consultadas no repositório digital, e o seu conteúdo pode ser pesquisado graças à implementação de ferramentas de OCR no sistema Kapture.

Já o Arquivo Municipal de Palmela, segundo notícia no website do Município, justifica a aquisição do módulo X-arqWeb como forma de criar “um catálogo online” e “para permitir a pesquisa e consulta das descrições e imagens de documentos e fotografias digitalizadas ao público em geral.” O seu catálogo online pode ser consultado aqui, onde estão em destaque os projetos do Programa de Recuperação de Arquivos de Interesse Municipal (PRAIM), assim como o património fotográfico do concelho através da coleção «Uma Imagem, Mil Memórias”.

Seguindo o propósito de valorização da memória individual e coletiva das autarquias, a solução X-arq da Mind serve já mais de 60 clientes.

Saiba mais em x-arq.mind.pt

Com as nossas soluções servimos

+ 100

municípios

+ 10.000

profissionais

+ 2/3

população

22 dos 25 municípios com + de 100.000 habitantes

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador e analisar o tráfego no website.
Mais detalhes podem ser encontrados em Tudo sobre cookies.