Mind no 14º Congresso Nacional da BAD: Apoio na formação profissional e o caso de sucesso de Portimão

O 14º Congresso Nacional da BAD contará com a participação da Mind em dois momentos-chave da agenda: A 3 de maio, às 11h15, participará na conferência inaugural, onde apresentará o caso da implementação do software X-arq no município de Portimão. E a 4 de maio, pelas 14h30, anunciará a parceria Mind-BAD para apoiar a formação de profissionais e dotar as salas de formação da BAD com equipamentos informáticos.  

A edição deste ano do Congresso Nacional da BAD decorrerá entre os dias 3 e 5 de maio na Universidade do Algarve, e será subordinada ao tema “Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje”. A Mind será a patrocinadora platina do evento. 

Sobre a participação da Mind na conferência inaugural, que decorrerá no Grande Auditório da Universidade do Algarve, será abordado o impacto das soluções da Mind no Arquivo Municipal de Portimão. Depois de organizar a descrição arquivística e criar condições para a disponibilização do espólio daquele arquivo na web, a Mind partilhará esta experiência de colaboração para o “acesso, preservação e difusão da informação”.  

Os três tópicos que vão informar o debate para cada um dos dias de Congresso incluem: “Dinamização de organizações, projetos e redes” (dia 3); “Capacitação e protagonismo numa sociedade aberta e sustentável” (dia 4); “Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços” (dia 5). 

As sessões plenárias em destaque serão:  

  • Dia 3:
    • Redes regionais de bibliotecas públicas: O modelo de Castilla-La Mancha;
    • Apesar de um contexto destrutivo, um ar fresco para as bibliotecas europeias. 
  • Dia 4:
    • A responsabilidade social da literacia de informação – Bibliotecários como líderes na sociedade da informação.
    • Societal em escala e translocal na conceção: Podem as profissões em informação e documentação estar à altura do desafio? 
  • Dia 5:
    • Serviços de biblioteca: Da automação à transformação;
    • O renascimento de públicos esclarecidos: Bibliotecas, arquivos e museus como agentes para o esclarecimento e democracia na era digital. 

Todas as informações sobre o 14º Congresso Nacional da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais de Informação e Documentação – podem ser consultadas em: eventos.bad.pt/14congresso

Com as nossas soluções servimos

+ 100

municípios

+ 10.000

profissionais

+ 2/3

população

22 dos 25 municípios com + de 100.000 habitantes

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador e analisar o tráfego no website.
Mais detalhes podem ser encontrados em Tudo sobre cookies.